quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SANTA ESCOLÁSTICA


Santa Escolástica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nascimento 480 a.C. em Norcia (Itália)
Falecimento 547 a.C.
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 10 de Fevereiro
Atribuições freira com báculo e crucifixo
Padroeira crianças com convulsões; freiras; invocada contra chuvas e tempestades
Portal dos Santos
Santa Escolástica (480 a.C. - 547 a.C.) é uma Santa Católica, nascida na Itália e irmã gêmea de São Bento de Núrsia, pai do monaquismo. Escolástica buscava a santidade desde muito jovem e conta-se que iniciou sua vida consagrada a Deus antes de seu irmão.

A história mais contada sobre ela é que Escolástica e Bento, por mortificação, se encontravam apenas uma vez por ano para diálogos santos. Num desses dias, pouco antes de sua morte, a santa pediu ao irmão que desta vez ficasse até o amanhecer, mas ele se recusou, insistindo que precisava voltar a sua cela.

Com a resposta negativa, Escolástica conversou com Deus e, após alguns minutos, uma tempestade começou. Vendo a situação, Bento perguntou: "O que você fez?", ao que ela respondeu "Pedi a ti e não me ouvistes; pedi a Deus e ele me ouviu. Vá embora, se puder, e volte ao seu mosteiro".

Ele, porém, não pode retornar e eles passaram a noite conversanto. Três dias depois, de sua cela, Bento viu a alma de sua irmã deixar a terra e subir aos céus. São Bento faleceu quarenta dias após a irmã

Sem comentários:

Enviar um comentário