sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SÃO FRANCISCO DE ASSIS-A SANTA POBREZA


São Francisco de Assis - A Santa Pobreza
- Que os Irmãos não recebam dinheiro.

O Senhor comanda no Evangelho: "meditem, tenham cuidado com a maldade e avareza,e guardem-se das solicitudes deste mundo e dos cuidados desta vida".

Portanto, que nenhum dos irmãos, onde quer que esteja ou onde possa ir, de maneira nenhuma toque ou receba dinheiro, ou faça com que seja recebido, por roupas ou livros, ou como preço de qualquer trabalho, ou por qualquer outro motivo, salvo devido à necessidade manifesta de irmãos doentes.

Porque não devemos dar mais uso e estima ao dinheiro do que às pedras. E o diabo tenta cegar os que o desejam ou o valorizam mais que às pedras. Vamos, portanto, ter cuidado, com o receio de que, depois de termos deixado todas as coisas, possamos perder o reino dos céus por essa ninharia.

E se por acaso encontrarmos dinheiro em qualquer lugar, não lhe prestemos mais respeito do que à poeira que pisamos com os nossos pés, porque é a "vaidade das vaidades, e tudo é vaidade". E, se por ventura acontecesse que algum irmão coletasse ou tivesse dinheiro, salvo apenas devido à dita necessidade dos doentes, que todos os irmãos o vejam como um falso irmão, um ladrão, e um com uma carteira, a menos que ele se arrependa genuinamente.

E que os irmãos não recebam, de forma alguma, esmolas de dinheiro ou façam com que sejam recebidas, não procurem dinheiro ou façam com que seja procurado, nem que o dinheiro seja para outras casas ou sítios, e que não andem na companhia de pessoas que andam à busca de dinheiro para esses lugares.

Mas que façam todos os outros serviços não contrários à nossa vida, com a bênção de Deus. No entanto, os irmãos podem, pela necessidade manifesta dos leprosos, pedir esmola para eles. Mas que sejam muito cautelosos com o dinheiro. E que todos os irmãos tenham também muita atenção para não procurarem neste mundo nenhum lucro imundo.

- Sobre pedir esmolas.

Que todos os irmãos se empenhem em seguir a humildade e a pobreza de nosso Senhor Jesus Cristo, e que se lembrem que neste mundo nada mais devemos ter do que o que diz o Apóstolo: "Tendo comida e abrigo, com isto estamos satisfeitos." E quando for necessário, que peçam esmola. E digam claramente aos outros o que necessitam, para que possam encontrar e receber aquilo de que têm necessidade. E que amem e nutram seus irmãos como uma mãe ama e nutre seus filhos.

Traduzido daqui.
Link: Vida e Obra de São Francisco de Assis

Sem comentários:

Enviar um comentário