terça-feira, 30 de junho de 2009

AO DEITAR UM BOM EXAME DE CONSCIÊNCIA




Clique para ampliar
EU E DEUS: Tenho amado a Deus acima de todas as coisas? Tenho tempo para rezar e cultivar a minha fé? Leio a Bíblia e medito a Palavra de Deus? Procuro viver os mandamentos? Dou testemunho de vida? Valorizo e participo da minha comunidade? Tenho aperfeiçoado meu caráter? Tenho sido honesto,justo e íntegro? Neguei ou duvidei de alguma verdade de minha religião? Procurei outras religiões? Faltei à missa sem motivo sério?

EU E OS OUTROS: Tenho vivido o mandamento de amar os irmãos como a mim mesmo? Faço caridade? Meu coração é sensível à situação dos pobres? Perdoei e pedi perdão? Magoei ou feri alguém? Tenho sido egoísta? Menti? Roubei? Traí? Caluniei? Tive ciúme ou inveja? Disse palavras ofensivas? Procurei vingança? Provoquei escândalo? Provoquei discórdia e divisão?

EU E A MINHA PESSOA: Procurei ser senhor de minhas paixões e não escravo dos meus instintos? Procurei respeitar meu corpo que é templo do Espírito Santo? Deixei a vaidade e o orgulho fazer morada em meu coração? Permiti algum vício? Consenti em maus desejos? Obedeci à lei do repouso? Tive apego exagerado ao dinheiro,prazer e poder?

EU E A SOCIEDADE: Tenho contribuido para transformar a sociedade? Sou solidário na luta pela justiça social? Sei partilhar os meus bens e dons? Participo da política com responsabilidade ou a uso para meus interesses particulares? Preocupo-me com o bem-comum,com o direito de cidadania? Procuro tirar vantagem em meus negócios? Aproveito-me dos outros? Sou egoísta pensando só em mim? Deixo-me levar pela ganância,pela ambição e procuro prestígio na sociedade? Gosta das aparências e gasto dinheiro em coisas supérfluas? Esbanjo o meu tempo e dinheiro em diversões desonestas,bebedeiras e farras de tantos tipos? Discrimino e condeno os assalariados,os sem-terra,sem-tecto, sem casa?

EU E A IGREJA: Como cristão batpizado sinto-me responsável pela minha Igreja,minha comunidade? Procurei ajudar minha Igreja ser melhor? Participo o mais que posso na minha Igreja,da comunidade? Interesso-me pelas pastorais em minha paróquia e comunidade? Valorizo os sacramentos? Tenho participado da missa, do sacramento da penitência, da comunhão? Gosto de falar mal da minha Igreja, da minha comunidade? Essa confissão está ajudando-me a ser melhor,a converter-me mais um pouco?

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós irmãos e irmãs que pequei muitas vezes por pensamentos,palavras,actos e omissões: por minha culpa, minha tão grande culpa.E peço à Virgem Maria,aos anjos e santos e a vós irmãos e irmãs,que rogueis por mim,a Deus,nosso Senhor.Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário