domingo, 27 de setembro de 2009

COMENTÁRIO AO DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM




Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho (354-430)Bispo de Hipona (África do Norte) e Doutor da Igreja
3º Sermão sobre o Salmo 36 (a partir da trad. de Solesmes,
Dá os bens deste mundo e receberás os bens eternos.
Dá a terra e receberás o céu.
Mas a quem os dar? [...]
Escuta o que a Escritura te diz sobre como emprestar ao próprio Senhor: «Quem dá ao pobre empresta ao Senhor» (Pr 19,17).
Deus não precisa de ti, seguramente: mas outro precisará.
O que deres a um, outro o receberá.
Porque o pobre nada tem para te dar;
bem o queria, mas nada encontra para dar;
nele há apenas essa vigilante vontade de rezar por ti.
Mas quando um pobre reza por ti,
é como se dissesse a Deus:
«Senhor, recebi um empréstimo, sê a minha caução».
E então, se o pobre com quem lidas está insolvente,
tem um bom fiador, pois Deus diz-te:
«Dá em segurança, sou Eu quem responde por ele [...],
sou Eu quem dará, sou Eu quem recebe,
é a Mim que dás.»Acreditas que Deus te diz:
«Sou Eu quem recebe, é a Mim que dás?
» Sim, seguramente, pois Cristo é Deus,
e nisto não pode haver dúvida.
Porque Ele disse: «Tive fome e destes-Me de comer».
E como lhe perguntamos: «Senhor, quando foi que te vimos com fome?»,
Ele quer mostrar que é de facto o fiador dos pobres,
que responde por todos os seus membros [...].
Ele declara-nos: «Sempre que fizestes isto a um destes
Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 35ss

ARAUTOS DO EVANGELHO

Sem comentários:

Enviar um comentário