terça-feira, 8 de setembro de 2009

NATIVIDADE DE MARIA- 8 DE SETEMBRO











É crença geral entre os teólogos ,que Nosso Senhor outorgou a Santa Ana o favor de ser santificada no seio de sua mãe. Uma singular inocência, acrescentada incessantemente pelos mais valiosos tesouros espirituais, foi património da sua Santa Vida.
O Senhor, que preparava para Maria uma mãe conforme a sua dignidade, escolheu igualmente o feliz homem que seria o seu pai..
" Senhor-diz a santa Igreja nas suas orações-,Vós, que entre todos os santo escolhestes o bem-aventurado Joaquim para ser pai da Mãe do Vosso amado Filho".
Joaquim, era natural da Galileia, da casa e família de David. Joaquim mereceu receber em matrimónio Ana, mulher escolhida por Deus adornada de excelsas virtudes, quando tinha vinte e quatro anos em Nazaré e viveu naquela mesma casa onde mais tarde se havia de realizar-se o mistério da Encarnação do Verbo, no dia da Anunciação.
Ambos eram tementes a Deus,- diz S. Lucas.
O santo matrimónio correu normalmente, durante muitos anos, sem que nada alterasse a paz daquele paraíso doméstico.
Durante vinte anos de matrimónio não tiveram filhos e fizeram o voto de consagrarem ao serviço do Senhor, se Ele lhes desse um descendente.
Neste sentido todos os anos iam a Jerusalém fazer as suas oferendas. mas os anos iam passando sem que fossem escutados, mas não cessavam de pedir a Graça desejada.
Um dia- quando se celebrava a festa dos tabernáculos-a Dedicação- Joaquim aproximou- se como os outros para dar as suas oferendas. Os sacerdotes recusaram-nas visto o seu matrimónio não ser fecundo.Para a ortodoxia judia, um homem estéril não podia apresentar as oferendas.
Joaquim não se justificou.Ana também não. Tementes a Deus e como submissos à Sua vontade , voltaram para Nazaré.
Dias depois, Joaquim foi para a montanha guardar rebanhos onde ficou cinco meses.
Ana pedia incessantemente a Deus que lhes concedesse o que tanto desejavam.
Um dia, recolhida no seu jardim em Nazaré, quando pedia com muito fervor quanto desejava, veio o arcanjo Gabriel da parte do Senhor dizendo que tinham sido ouvido as suas orações, que iria ter uma filha a quem poria o nome de Maria. Ao mesmo tempo era comunicada essa Graça a Joaquim que se encontrava nas montanhas.Disse-lhe o Anjo" Eu sou o anjo enviado pelo Senhor para te dizer que as tuas orações foram ouvidas e que as tuas oferendas subiram à presença do Senhor. Vi a tua vergonha e as repreensões que te fizeram por causa da tua esterilidade, sem culpa alguma.
Mas tudo isto aconteceu para do ventre duma mulher sair uma criatura que é um dom de Deus.
Ana compreendeu que o seu ventre iria ser o santuário onde o Altíssimo iria consumar a Imaculada Conceição da Virgem Maria, mistério de Amor e de Graça.
Não há ninguém, mais intimamente ligado a este mistério como Santa Ana.
São Joaquim exuberava de felicidade e logo sacrificou alguns cordeiros no templo em acção de graças.
Quando a Santíssima Virgem Maria tinha três anos, Santa Ana, cumpriu a promessa e consagrou-A ao Senhor, no templo em Jerusalém.
( textos extraídos de evangelhos apócrifos referentes a Santa Ana). As narrações ,serão algumas frutos da imaginação.
Diz Santa Brígida- "Deus, cujo olhar abarca o presente, o passado e o porvir, não achou quem mais digna e santamente, merecessem ser pais da Virgem Maria"

Sem comentários:

Enviar um comentário