sexta-feira, 29 de maio de 2009

DEVOÇÃO AOS CORAÇÕES IMACULADOS DE JESUS E MARIA




Devoção ao Sagrado Coração de Jesus


Origem
Esta devoção tem a sua origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, em França.
No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo seu Coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.
Desde então, ou melhor, desde que as ditas aparições foram reconhecidas pela Igreja, esta celebra, na sexta feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a festa do Sagrado Coração de Jesus.
« De acordo com os desejos de Nosso Senhor, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas. Em todas as igrejas se fazem neste dia, solenes actos colectivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho. »
Que fazer?
Uma das primeiras coisas a fazer é a entronização do Sagrado Coração de Jesus nos nossos lares.
Este acto « consiste no compromisso explícito, da família, de viver o Evangelho e ter Jesus Cristo como o Senhor e o Rei de cada uma das pessoas, pela obediência às leis de Deus, na fé, na esperança e no amor.
O gesto de entronização consiste em colocar a imagem de Jesus num lugar especial da casa, para recordar a sua presença permanente no lar. A imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós, e que se deve revelar ao mundo através da nossa própria vida de amor em família.
Não se faça, porém, apenas um ritual. É necessário que o gesto seja expressivo de uma vontade decidida de viver o Evangelho; de cumprir plenamente os compromissos do Baptismo, da Crisma, do Matrimónio, da Eucaristia; de amar a Deus sobre todas as coisas e de amar ao próximo como Jesus amou.
É necessário viver a Religião de uma maneira viva e esclarecida, em que as pessoas estejam abertas para a Comunidade, procurando superar todo egoísmo e todo pecado. Criar um ambiente educacional voltado para Deus e para os valores eternos. Ambiente de oração e de vivência plena do Domingo, Dia do Senhor.
A entronização assim vivida e entendida será, certamente, um meio de salvar a família e a sociedade.
Concretamente, a família que fez a entronização procura realizar uma síntese de fé e vida. Procura ser coerente com o ideal cristão, praticando a justiça, vivendo honestamente, respeitando os direitos dos outros; não omite participar da Eucaristia, tem o hábito de oração e da leitura da Bíblia no lar; preocupa-se com as obras de caridade, como atender aos pobres e visitar aos doentes; interessa-se pelas vocações sacerdotais e ora pelos padres e seminaristas compromete-se com a comunidade paroquial nos trabalhos pastorais e de promoção social.
A experiência tem mostrado que esta vida cristã, de confiança e de amor aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, faz com que haja paz no lar e os problemas encontrem sua solução. "Jesus nunca se deixa vencer em generosidade." »
Promessas
Falando a Santa Margarida Maria, Jesus prometeu a todos aqueles que honrassem o seu Divino Coração:
“Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado.
Porei paz em suas famílias.
Consolá-los-ei em todas as suas aflições.
Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.
Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas .
Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.
As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
As almas fervorosas altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.
Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.
Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.
As pessoas que propagarem estas devoção, terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele serem apagados”.
E esta promessa extraordinária:
A GRANDE PROMESSA: Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor Todo-Poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.
ATO DE CONSAGRAÇÃO AOSSAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA
"Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, a vós me consagro, assim como toda a minha família. Consagramos a vós nosso próprio ser, toda a nossa vida, tudo o que somos, tudo o que temos, e tudo o que amamos.
A vós damos os nossos corações e as nossas almas. A vós dedicamos o nosso lar e o nosso país. Conscientes de que, através desta consagração nós, agora, vos prometemos viver cristãmente praticando as virtudes de nossa religião, sem nos envergonharmos de testemunhar a fé.
Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, aceitai esta humilde oferta de entrega de cada um de nós, através deste acto de consagração”.
Para mais informações sobre sobre o modo de entronização e seu respectivo cerimonial, poderão visitar os dois sites abaixo indicados:
http://www.sscc.org.br/entronizacao.htm
http://www.paginaoriente.com/anoeclesiastico/scjesus.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário