quarta-feira, 22 de julho de 2009

22 DE JULHO- SANTA MARIA MADALENA




S. MARIA MADALENA 22 Julho
Nota Histórica

É mencionada entre os discípulos de Cristo, assistiu à sua morte e mereceu ser a primeira a ver o Redentor ressuscitado de entre os mortos na madrugada do dia de Páscoa (Mc 16, 9). O seu culto difundiu-se na Igreja ocidental, sobretudo a partir do século XII.



Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jo 20, 17
Disse o Senhor a Maria Madalena: Vai dizer aos meus irmãos: Eu subo para meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus.ORAÇÃO COLECTASenhor, que, na vossa infinita bondade, quisestes que Maria Madalena fosse a primeira a receber do vosso Filho a missão de anunciar a alegria pascal, concedei-nos, por sua intercessão,que, seguindo o seu exemplo, anunciemos a Cristo ressuscitado e O contemplemos no reino da glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.O Evangelho desta memória é próprio. Em vez desta leitura, pode utilizar-se a que se Ihe segue
LEITURA I Cant 3, 1-4a«Encontrei aquele que o meu coração ama»Leitura do Cântico dos CânticosEis o que diz a esposa: «No meu descanso, durante a noite, procurei aquele que o meu coração ama; procurei-o, mas não pude encontrá-lo. Levantar-me-ei e percorrerei a cidade, pelas ruas e pelas praças, procurando aquele que o meu coração ama. Procurei-o, mas não pude encontrá-lo. Encontraram-me as sentinelas que rondavam a cidadee eu perguntei-lhes: ‘Vistes porventura aquele que o meu coração ama?’. E logo que passei por eles,encontrei aquele que o meu coração ama». Palavra do Senhor. Em vez da leitura precedente, pode utilizar-se a seguinte: LEITURA I 2 Cor 5, 14-17«Já não conhecemos a Cristo segundo a carne»Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos CoríntiosIrmãos:O amor de Cristo nos impele,ao pensarmos que um só morreu por todose que todos, portanto, morreram.Cristo morreu por todos,para que os vivos deixem de viver para si próprios,mas vivam para Aquele que morreu e ressuscitou por eles.Assim, daqui em diante, já não conhecemos ninguém segundo a carne.Ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne,agora já não O conhecemos assim.Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.As coisas antigas passaram: tudo foi renovado.Palavra do Senhor.SALMO RESPONSORIAL Salmo 62 (63), 2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)
Refrão: A minha alma tem sede de Vós, Senhor, meu Deus.Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro,como terra árida, sequiosa, sem água.
Quero contemplar-Vos no santuário,para ver o vosso poder e a vossa glória.
A vossa graça vale mais que a vida;
por isso os meus lábios hão-de cantar-Vos louvores.
Assim Vos bendirei toda a minha vidae
em vosso louvor levantarei as mãos.
Serei saciado com saborosos manjarese
com vozes de júbilo Vos louvarei.
Porque Vos tornastes o meu refúgio,
exulto à sombra das vossas asas.
Unido a Vós estou, Senhor,
a vossa mão me serve de amparo.ALELUIA
Refrão: Aleluia. Diz-nos, Maria:
Que viste no caminho?
Vi o sepulcro de Cristo vivo e a glória do Ressuscitado. Refrão
EVANGELHO Jo 20, 1.11-18
«Mulher, porque choras? A quem procuras?»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
No primeiro dia da semana,Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcroe viu a pedra retirada do sepulcro.E ficou a chorar junto do sepulcro.Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco,sentados, um à cabeceira e outro aos pés,onde estivera deitado o corpo de Jesus.
Os Anjos perguntaram a Maria:«Mulher, porque choras?».Ela respondeu-lhes:«Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram».
Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele.Disse-lhe Jesus:«Mulher, porque choras? A quem procuras?».
Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe:«Senhor, se foste tu que O levaste,diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar».
Disse-lhe Jesus: «Maria!».Ela voltou-se e respondeu em hebraico:«Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!».
Jesus disse-lhe:«Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai.Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai,para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos:«Vi o Senhor».E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito.
Palavra da salvação

Sem comentários:

Enviar um comentário