terça-feira, 15 de junho de 2010

O CÉU SE ALEGRA E COM ELES A TERRA

Jovem mártir será beatificado
Ter, 08 de Junho de 2010 22:07 Jovem mártir no regime comunista da Eslovênia, beato neste domingo
Beatificações aprovadas pelo Papa que se celebram nos próximos meses

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 8 de junho de 2010 (ZENIT.org).- A Igreja beatificará neste domingo 13 de junho, na cidade eslovena de Celje, o jovem Luis Grozde, mártir assassinado por ódio à fé em 1943, durante o regime comunista da Eslovênia.

Esse leigo forma parte de uma lista de pessoas, cujas beatificações foram aprovadas por Bento XVI e se celebrarão nos próximos meses, segundo informou nesta terça-feira o Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Nascido na localidade eslovena de Gorenje Vodale, em 1923, Luis Grozde chegou a formar parte da Ação Católica após uma infância difícil.

Foi filho ilegítimo de uma mãe que não quis criá-lo para não recordar essa vergonha. Cresceu sem afeto familiar, isolou-se na solidão dos bosques e se rebelou contra sua realidade.

Mas na escola encontrou a liberdade e se converter em um excelente estudante, apaixonado pela leitura e com dotes para a poesia.

Uma benfeitora permitiu que prosseguisse seus estudos na capital, Liubliana, onde participou das celebrações do Congresso Eucarístico de 1935, evento que o marcou.

Levado por alguns amigos, ingressou na Acção Católica e viveu uma conversão radical. Estabeleceu para si um programa de oração, aceitou responsabilidades e utilizou os estudos como instrumento de apostolado.

Todo dia orava e comungava, participava de retiros e de diversas atividades; sentia-se atraído pela vocação sacerdotal.

Mas a situação política da Iugoslávia mudou. Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu o comunismo de Tito e a posterior perseguição à fé católica.

Em 1943, durante uma viagem para visitar seus parentes em um povoado, foi detido e acusado de propaganda contra o comunismo.

Ao longo da noite foi torturado até a morte. Seu cadáver revelava, dias depois, as marcas do suplício.

A causa de beatificação do jovem foi introduzida em 1992. No mês de março passado, Bento XVI firmou o decreto referente a seu martírio. Neste domingo, será beatificado.

Entre as próximas beatificações encontra-se também a de Manuel Lozano Garrido, o jornalista enfermo conhecido como Lolo, que será beatificado no sábado 12 de junho, na localidade espanhola de Linares, província de Jaén, onde nasceu, em 1920, e faleceu, em 1971.

A seguinte beatificação será a de Estéphan Nehmé (Joseph), religioso professo da ordem libanesa dos maronitas, nascido em Lehfed em 1889 e falecido em Kfifane em 1938, que terá lugar no domingo 27 de junho, em Kfifan, Batrun, no Líbano.

O religioso espanhol da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos Leopoldo de Alpandeire (Francisco Sánchez Márquez), nascido em 1866 em Alpandeire e falecido em 1956 em Granada, será beatificado no domingo 12 de setembro, na cidade espanhola de Granada.

Também na Espanha, a virgem da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz Maria da Imaculada Conceição (María Isabel Salvat y Romero), nascida em Madrid a 20 de fevereiro de 1926 e falecida em Sevilla a 31 de outubro de 1998, será beatificada no sábado 18 de setembro, em Sevilla.

Em Roma, a jovem leiga do Movimento dos Focolares Chiara “Luce” Badano, nascida em Sassello em 1971 e falecida em 1990, será beatificada no sábado 25 de setembro, no Santuário da Virgem do Divino Amor.

Também na Itália, a viúva e fundadora da Congregação das Servas da Bem-Aventurada Maria Imaculada e do Instituto do Bom Pastor de Parma Anna Maria Adorni, nascida na localidade italiana de Fivizzano em 1805 e falecida em Parma em 1893, será beatificada no domingo 3 de outubro, em Parma.

Na Romênia, outro mártir do comunismo, o bispo de Oradea Mare dos Latinos, Szilárd Bogdánffy, nascido na localidade romena de Feketetó em 1911 e falecido no cárcere de Nagyenyed em 1953, será beatificado no sábado 30 de outubro, em Oradea Mare.

E, por fim, Maria Bárbara da Santíssima Trindade (Barbara Maix), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs do Coração Imaculado de Maria, nascida em Viena em 1818 e falecida no Brasil em 1873, será beatificada no dia 9 de novembro em Porto Alegre (Brasil).

Fonte: www.zenit.org

Sem comentários:

Enviar um comentário