quinta-feira, 27 de maio de 2010

FREI TOMÉ DE JESUS

Frei Tomé de Jesus

Nascimento: 1529, Lisboa
Morte: 1582-1583

Frei Tomé de Jesus nasceu em Lisboa, em 1529. De origem nobre, foi educado por Frei Luís de Montoia, no Colégio de N.ª Sr.ª da Graça, em Coimbra. Em 1544 professou na Congregação dos Eremitas de Santo Agostinho, no Colégio de N.ª Sr.ª da Graça, em Lisboa.
Em 1578, tendo acompanhado D. Sebastião a África, foi capturado em Alcácer Quibir e morreu na prisão, entre finais de 1582 e inícios de 1583.
Feito prisioneiro, sofreu os piores tratos e humilhaçóes. No cárcere, "havendo por muito segredo, papel e tinta...as mais das vezes , sem mais luz que a que entrava pelas gretas da porta ou agulheiros e buracos das paredes",conseguiu escrever um dos livros mais belos da nossa espiritualidade-"Os trabalhos de Jesus"

Os Trabalhos de Jesus, dividida em duas partes (a primeira editada em 1601 e a segunda em 1609) e escrita enquanto estava preso, é, sem dúvida, a mais importante. Escritos às escondidas, sem livros de consulta, embora acusem leituras anteriores da escola de místicos flamengos e alemães dos séculos XIV e XV, os Trabalhos de Jesus são constituídos pela reconstituição imaginária de 50 dos padecimentos (ou trabalhos) de Cristo, e ainda de outros passos da sua vida, seguidos de exercícios ou preces de resignação e humilhação. Com o objectivo de consolar os companheiros de cativeiro, elabora uma mística da dor, exaltando, em longas enumerações, os sofrimentos padecidos por Cristo.
Frei Tomé regressaria a Marrocos para se dedicar aos cativos.
Foi tal a santidade que, na morte, os próprios mouros o choraram.
Era irmão de francisco de Andrade e do teólogo Diogo de Paiva Andrade.

Sem comentários:

Enviar um comentário