sábado, 8 de maio de 2010

MEDITANDO A PALAVRA DO SENHOR PARA DOMINGO VI DO TEMPO DA PÁSCOA


PAZ DIFERENTE
“Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns ao outros”.

Amar-nos uns aos outros com o mesmo amor com o qual Jesus nos amou é o único modo pelo qual todos podem reconhecer que nós somos seguidores de Jesus Cristo.

O bom pastor nos disse isto com muita clareza no domingo passado.

Hoje, continuando o assunto, nos diz como demonstrar o nosso amor por ele e pelo Pai.

De facto, se o nosso amor pelo próximo não transparece no modo como o tratamos, como demonstramos ao Senhor que o amamos?

Podemos dizer-lhe com as palavras... Mas com palavras corre-se o risco de ser uma coisa só da boca para fora.
Concretamente, como poderemos mostrar a Deus Pai que o amamos?

Ensina-nos o próprio Jesus: “se alguém me ama, observa a minha palavra... quem não me ama, não observa as minhas palavras”.

Parece tudo tão simples, mas é fundamental. Só podemos demonstrar a Deus que o amamos, escutando a sua palavra, conservando-a no coração e colocando-a em prática. É importante escutar com atenção a Palavra de Jesus e do mesmo jeito é importante colocá-la em prática, isto é, fazer o que ele nos pede, caminhar seguindo os seus passos.
Assim, se na missa dominical ouvimos a Palavra de Deus, e talvez até a escutemos com atenção, mas se depois que saímos da igreja, nos esquecemos do que ouvimos, para que serve?

Pior ainda, se passamos a semana inteira fazendo exactamente o contrário daquilo que Jesus nos ensinou, no fundo, demonstramos que ele não importa muito para nós. É como se disséssemos com as palavras: Te amo, Senhor; com o comportamento, faço do jeito que eu quero. Esta atitude não parece mesmo modo para mostrar a Deus a quem queremos bem. Pelo contrário, se não guardamos os seus mandamentos, não O amamos.
Todos, queremos guardar as palavras de Jesus no nosso coração, e para isso, ele nos assegura que o Espírito Santo enviado do Pai nos recordará tudo: “o Espírito Santo que o Pai mandará em Meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que Eu vos disse”. Se nós ficarmos atentos todo domingo à Palavra de Deus, com certeza, durante toda a semana o Espírito Santo que está em nós nos ajudará a lembrar e a entender as palavras de Jesus e nos fará lembrar no momento justo.
Por exemplo, acontece algo na nossa vida, principalmente quando alguém nos machuca; imediatamente ficamos com raiva, pensando numa maneira de como não ficar por baixo. Se tivermos escutado bem o Evangelho, com certeza, o Espírito Santo nos fará lembrar como nos devemos comportar neste momento: “amai-vos uns aos outros”. Como é possível que naquele momento nos lembremos daquela palavra de Jesus? Eu acredito que tenha sido o Espírito Santo.
Mais adiante, Jesus deixa bem claro o efeito do cumprimento de sua palavra: “eu vos dou a paz, eu vos dou a minha paz. Não como o mundo dá, eu a dou a vós. Que não se turbe o vosso coração e não tenhais medo”. Quando estivermos tristes, preocupados, com medo, é muito bom pensar nestas palavras. É o próprio Jesus quem nos assegura: “não tenham medo nem fiqueis tristes. Não vos inquieteis com aquilo que acontece, porque eu dou um dom precioso: a minha paz”.
A paz que Jesus nos dá é diferente da que o mundo dá. Não é somente a ausência de guerra, o viver em segurança e tranqüilidade, a tolerância. Não! É uma paz que brota do amor e uma paz que conseguimos ter mesmo em tempo de dificuldade e provação. É uma paz que nos torna capazes de reconhecer no rosto de quem está ao nosso lado um irmão para amar.
Que Nossa Senhora de Fátima nos faça sentir a sua presença materna, e que ela nos guie, a Serva do Senhor, a nos abrirmos à sua palavra, acolhendo-a, para uma vida transformada.


Postado por Pe.Carlos Henrique Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário