quarta-feira, 26 de maio de 2010

SÃO FILIPE NERI-O SANTO DOS JOVENS E DA ALEGRIA



Nascido em 1515, Filipe estudou com os dominicanos em Florença e tornou-se profundamente religioso. Aos 17 anos, deixou a casa de seus pais para trabalhar com o tio mercador e instalou-se em Roma no ano seguinte. Filipe encontrou trabalho como tutor e viva com simplicidade num sótão. Passava o seu tempo livre em oração e a estudar teologia. Pessoa de grande devoção, muitas vezes encontrava conforto espiritual nas catacumbas de Roma. Sendo um homem de caridade, vendeu toda a sua biblioteca e deu tudo aos pobres e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus.

Fazendo o trabalho de Deus
Em 1551, Filipe tornou-se sacerdote. Sentiu desejo de ir para as missões nas Índias, porém, o seu Bispo esclareceu-lhe que a sua Índia era Roma. Passou a pregar nas ruas, visitava e cuidava dos doentes e idosos. Todos gostavam dele devido à sua generosidade, modestia e sentido de humor. É hoje conhecido como o santo da alegria.
Dirigia as orações no oratório da Igreja de São Girolamo para um grupo de padres. Em breve, alguns leigos juntaram-se-lhes. Filipe pedia-lhes que trabalhassem em hospitais e recolhessem esmolas para os pobres. A liderança de Filipe nos encontros do oratório causou alguma controvérsia e foi acusado de ser abertamente ambicioso. Consegui defender-se destas calúnias e, em 1575, o seu grupo foi reconhecido como uma nova Ordem: a Congregação do Oratório. Filipe não exigiu votos formais dos seus membros e cada casa da Ordem era dirigida de forma independente. No final da sua vida, Filipe era conhecido como o “Apóstolo de Roma” pelos seus esforços para incutir novas dinâmicas na Igreja

Sem comentários:

Enviar um comentário