sexta-feira, 9 de abril de 2010

PAPA FAZ APELOS AOS CRISTÃOS


Na audiência geral de ontem no Vaticano
Papa faz apelos aos cristãos


Bento XVI disse ontem que os cristãos têm de ser “verdadeiras testemunhas” da ressurreição de Jesus, contra o sofrimento, a violência e as incompreensões que atingem o mundo actual.
O Papa falava perante cerca de 40 mil peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a primeira audiência geral depois da Páscoa.
“Seremos de Cristo quando deixarmos transparecer em nós o prodígio do seu amor; quando, nas nossas palavras e gestos em plena conformidade com o Evangelho, for possível reconhecer a presença do próprio Jesus”, disse, em português.
Bento XVI deixou votos de que a Páscoa seja para os cristãos “uma ocasião propicia para se tornarem testemunhas entusiastas e corajosas da fé”, convidando a traduzir essa convicção em “boas acções”.
O Papa encontra-se na residência pontifícia de Castel Gandolfo, para um breve período de repouso após as celebrações da Semana Santa e da Páscoa, e deslocou-se de helicóptero para o Vaticano.
Na sua catequese, Bento XVI defendeu a verdade da “ressurreição de Cristo”, “um evento tão extraordinário que muitas das suas dimensões escapam à nossa capacidade humana, mas ao mesmo tempo é um facto histórico, real, testemunhado, documentado”
“É a «boa nova» que a Igreja transmite desde o seu início e da qual cada um de nós é chamado a ser testemunha entusiasta e corajosa”, assinalou.
O Papa falou da ressurreição como “o acto mais poderoso de Deus na história”.
No final do encontro, Bento XVI dirigiu aos peregrinos “vindos de Lisboa e demais localidades de língua portuguesa”, uma “ saudação amiga”, com votos de “continuação de santa Páscoa”.
“Que o Ressuscitado seja sempre o centro da vossa fé, a fonte da vossa esperança e o dinamismo ardente da vossa caridade”, acrescentou.
O Papa deixou uma saudação especial em russo, sublinhando que neste ano se celebrou em conjunto a solenidade da Páscoa, entre católicos e ortodoxos.
Esta coincidência, disse, deve ser “ocasião de uma fraternidade renovada e de uma colaboração cada vez mais intensa na verdade e na caridade”.
Entretanto Bento XVI espera que os cristãos de todo o mundo sejam “mensageiros” da ressurreição e da “caridade de Cristo”, testemunhando a sua fé sem medo.
“Não tenhamos medo de testemunhar que Jesus está vivo e presente entre nós”, assinalou.
Na segunda-feira de Páscoa, feriado em Itália, o Papa encontrou-se com os peregrinos na residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
“Como Jesus anunciou o amor de Deus Pai, também nós devemos ser anunciadores da caridade de Cristo”, disse aos presentes.
Partindo da expressão “segunda-feira do Anjo”, utilizada em Itália para designar este dia, Bento XVI destacou que “todos os evangelistas precisam que, quando as mulheres foram ao sepulcro, encontrando-o aberto e vazio, foi um anjo que lhes anunciou que Jesus tinha ressuscitado”.
Na saudação em espanhol, o Papa apelou a viver a fé com alegria e coerência, na certeza da “presença amorosa” do Ressuscitado, que “acompanha o caminho da Igreja e a sustenta nas suas dificuldades
Entretanto o decano do Colégio dos Cardeais, D. Angelo Sodano, afirmou que "as faltas e os erros dos padres”, nos casos de pedofilia, são usados como “armas” contra a Igreja Católica.
Em entrevista ao jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, o antigo Secretário de Estado manifestou a Bento XVI a solidariedade dos católicos no início da Missa do Domingo de Páscoa, no Vaticano.
Nas declarações ao quotidiano do Vaticano, o Cardeal Sodano diz que “por detrás dos injustos ataques ao Papa estão visões da família e da vida contrárias ao Evangelho

Sem comentários:

Enviar um comentário