segunda-feira, 12 de abril de 2010

SÃO DANIEL COMBONI, ROGAI POR NÓS


Nasceu em 15 de março de 1831 em Limone, sul de Garda, Itália.

Educado no Instituto Padre Mazza em Verona, Itália. estudou teologia, medicina e várias línguas. Foi ordenado em 1854. Em seguida foi missionário no Sudão mas retornou em 1589 devido a problemas de saúde. Ensinou no Instituto Mazza de 1861 a 1864. Escreveu vários artigos enfatizando as necessidades de ajuda a África.
O seu trabalho foi utilizado no “Salve a África” que tratava os africanos como adultos que necessitavam de uma ajuda e não como crianças que necessitavam de condução e guia, o que era o que se pensava na época em quase toda a Europa.
Viajou pela Espanha, Inglaterra, Alemanha e Áustria em missões de coleta de fundos para referida ajuda a África.

Em 1867 em Verona ele fundou o “Instituto das Missões per la Nigrizia” para padres e irmãos e o Instituto delle Pie Madri para mulheres que desejassem trabalhar na África. Eles ficaram conhecidos com o Missionários Combonianos, e em 1894 passaram a ser a “Congregação dos Filhos do Sagrado Coração”.

São Daniel Comboni escreveu um trabalho para o 1° Concilio do Vaticano sobre a necessidade do envolvimento da Igreja na conversão dos africanos. Foi indicado Núncio Apostólico para Africa Central em 1872 cobrindo Núbia, Sudão e Egito, e ainda o território ao sul dos lagos com cerca de 100.000.000 de pessoas. Ele fundou missões em El-Obeid, em Khartoum , Berber, Delen e Malbes. Foi ainda Bispo titular de Claudiópolis e Bispo de Khartoum em 1877.

Ajudou a acabar com o tráfico de escravos na região. Traduziu trabalhos religiosos em vários dialetos africanos. Ele falava 6 línguas européias, árabe e vários dialetos africanos.

A Congregação Comboniana tem hoje cerca de padres, hospitais-escolas e orfanatos em 41 paises.

Ele faleceu em 10 de outubro de 1881 de causas naturais em Khartoum , Sudão.

Foi canonizado em 5 de outubro de 2003 pelo Para João Paulo II na Basílica de São Pedro em Roma.

Sua festa é celebrada no dia 10 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário