quinta-feira, 1 de abril de 2010

LIVRO DE MARIA LUISA CARMELINO

Artoliterama
Segunda-feira, 13 de Julho de 2009



Escritora nascida no Huambo lança no Brasil livro "Felicidade após a cegueira"
“Felicidade após a cegueira” é o título do livro que a escritora angolana Maria Luísa Mendes Carmelino acaba de lançar, em Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais.
A estréia literária da autora foi organizada com apoio de amigos brasileiros, dentre os quais a coordenadora do evento realizado na noite de ontem no Museu Inimá de Paula, Jane Mascarenhas.
Em entrevista ao África 21 Digital, Jane Mascarenhas conta que a autora nasceu em Nova Lisboa, hoje Huambo, em Angola, e actualmente está radicada em Portugal.
“Maria Luísa tem profundas raízes no Brasil, para onde veio aos 23 anos, por ocasião da Revolução dos Cravos, residindo inicialmente no Rio de Janeiro”, revela a amiga. Hoje, ela tem 78 anos. Cega desde os 23, morou no Lar das Cegas em Belo Horizonte, onde fez muitos amigos.
A autora é fisioterapeuta de profissão e quis mostrar que a cegueira não a impedia de ter uma vida normal, por isso, e por contar com uma grande habilidade manual, além dos conhecimentos acadéicos , fundou em Belo Horizonte uma clínica de estética, onde trabalhou com massagens e conquistou uma vasta clientela.
O projeto de lançar um livro relatando suas memórias, especialmente a convivência no Brasil, levou a autora a concretizar o projecto, mesmo morando em Portugal, para onde se mudou, após 23 anos de residência no Brasil.
“Era um sonho antigo que ela vinha acalentando há muito tempo”, conta a amiga brasileira Jane Mascarenhas. O livro contou com patrocínios conseguidos no Brasil e tem edição da mineira Editora B.

1 comentário:

  1. Boa tarde. Seria possível enviar-me o contacto da Sra. Maria Luisa Mendes Carmelino? É que a minha mãe é amiga dela de Angola e não tem contacto há muito tempo. Desde já agradeço a atenção. Ligia Ferreira Gomes

    ResponderEliminar